Ports como Elden Ring e Borderlands 4 deixam os fãs preocupados com o estado do desenvolvimento do Switch 2

Uma imagem mostra Cloud Strife de Final Fantasy 7 Remake

Switch 2 pode estar vendendo muito bem para o público , mas, nos bastidores, há uma narrativa emergente sobre a aparente dificuldade de desenvolver para o console. Desde o seu lançamento, rumores na internet, juntamente com revelações de desenvolvedores consagrados, dão a impressão de que a Nintendo está sendo seletiva quanto a quem pode criar jogos para seu hardware portátil e como. O processo de tomada de decisão no centro de tudo isso está confundindo desenvolvedores, críticos e fãs.
O tema do desenvolvimento de jogos para o Switch 2 tem sido o tema principal das discussões em torno do console desde que surgiram notícias na Gamescom de que Elden Ring: Tarnished Edition teria um desempenho ruim quando jogado no modo portátil . De acordo com jornalistas presentes que testaram uma demo, o aclamado RPG de mundo aberto da FromSoftware tem dificuldade para se manter estável após os jogadores saírem do tutorial, o que levantou algumas preocupações sobre o poder inato do hardware.
A preocupação com as capacidades do console se intensificou para alguns fãs conforme relatos sobre o desempenho de Borderlands 4 surgiram na internet, com personalidades insistindo que a versão do jogo para Nintendo mal conseguia lidar com mais do que alguns inimigos na tela ao mesmo tempo. No entanto, imagens do RPG baseado em loot que foram publicadas online parecem rodar bem durante os encontros, embora confinadas a 30 quadros por segundo. Ainda assim, alguns fãs notaram travamentos durante partes específicas do jogo, como sempre que o jogador entra em uma nova área do mapa. Isso coincide com os problemas levantados com a versão para Switch 2 de Elden Ring , que aparentemente teve dificuldades quando o jogo transitou de um espaço confinado para uma área de mundo aberto.
A falta de estabilidade para uma versão para Switch 2 evidentemente não é uma conclusão inevitável: além de excelentes adaptações como Cyberpunk 2077 , prévias recentes de Final Fantasy 7 para o hardware da Nintendo estão sendo alvo de muitos elogios. A Digital Foundry chegou a considerar a versão para Switch 2 a mais bonita que já viram no hardware.
A ideia de que a qualidade das portas pode variar não é inovadora, mas a razão pela qual alguns jogos estão se saindo melhor do que outros no Switch 2 parece mais complexa. Em meados de julho, a Digital Extremes, a equipe por trás do Warframe , alegou que o estúdio não conseguiu colocar as mãos em um kit de desenvolvimento para o Switch 2. Além disso, a Digital Extremes disse que havia uma grande "acumulação" de demanda pelos kits, o que significa que outros estúdios estavam tendo problemas para garantir o hardware necessário para trazer seus títulos para a plataforma. Na mesma época, outros veículos de comunicação estavam relatando que vários estúdios , alguns deles grandes , aparentemente ainda estavam esperando por seus próprios kits de desenvolvimento. Indies em particular estavam tendo dificuldade em garantir um kit de desenvolvimento para o Switch 2 durante o verão, com base em comentários feitos por desenvolvedores por trás de títulos como Citizen Sleeper 2. Os poucos selecionados que tiveram acesso antecipado aos kits de desenvolvimento para o Switch 2, por sua vez, reforçaram a ideia de que a Nintendo não era apenas exigente sobre quem tinha permissão para usar a plataforma, mas também extremamente sigilosa sobre isso.
"Havia muita segurança em volta", disse Russell Kay, gerente sênior de produtos por trás do GameMaker, em junho ao GamesIndustry.biz. "Tínhamos que ter uma sala trancada, coisas assim, e apenas algumas pessoas tinham acesso ao kit."
A Nintendo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, mas muito do que foi compartilhado pelos desenvolvedores faz sentido. Quando muitas dessas observações foram feitas originalmente, elas se referiam a um sistema que ainda não havia sido lançado ou que não estava disponível no mercado há muito tempo. Um cenário semelhante para a disponibilidade do kit de desenvolvimento aparentemente ocorreu com o Switch durante seu primeiro ano, e essa plataforma ainda se tornou um verdadeiro paraíso para jogos indie e uma plataforma altamente desejada para ports em geral.
Mas o assunto ressurgiu recentemente devido a situações confusas envolvendo ports na Gamescom, além de relatos que fazem o processo de tomada de decisão da Nintendo parecer bizarro. Afinal, se grandes estúdios como a Ubisoft supostamente não conseguem garantir um kit de desenvolvimento para o Switch 2, como títulos como o obscuro jogo Campfire estão chegando à plataforma?
"A Nintendo parece estar quase desencorajando o desenvolvimento do Switch 2 até certo ponto", disse John Linneman, membro da Digital Foundry, em um podcast recente. "Conversei com vários desenvolvedores que foram instruídos a simplesmente lançar o jogo no Switch 1 e confiar na retrocompatibilidade. Muitos desenvolvedores não conseguem obter os kits de desenvolvimento do Switch 2. Conversamos com muitos desenvolvedores na Gamescom deste ano e muitos deles disseram a mesma coisa. Eles querem lançar o jogo no Switch 2. Eles adorariam fazer versões para o Switch 2. Eles não conseguem o hardware. Está muito difícil agora."
Também tem sido um assunto recorrente porque a situação não está melhorando muito para os desenvolvedores. No início deste mês, a popular personalidade dos jogos Jeff Gerstmann recebeu uma denúncia anônima de um trabalhador da indústria de videogames que apoiou a noção de que alguns estúdios não conseguiam garantir os kits de desenvolvimento que queriam. O conhecimento de que os desenvolvedores não podem simplesmente se virar e portar seus títulos também adiciona complexidade à ideia de que jogos de terceiros na plataforma não estão vendendo bem , já que isso significa que a plataforma não está oferecendo toda a amplitude de experiências que são realmente possíveis. O assunto também se recusou a morrer, em parte porque há uma preocupação tácita de que o outro sapato vai cair para o Switch 2. Obviamente, é uma plataforma mais capaz do que seu antecessor, mas o Switch 2 fica atrás da concorrência em geral. Até mesmo a Nintendo já está lutando com os limites de seu próprio hardware . Qualquer notícia sobre disponibilidade e proeza de porta é obrigada a colocar lenha na fogueira, seja uma boa notícia ou uma má notícia.
"Houve algumas exclusões estranhas de grandes desenvolvedores", disse Ollie Mack, membro da Digital Foundry, durante um programa recente, referindo-se a quem poderia ou não receber um kit de desenvolvimento para o Switch 2. "Algumas inclusões estranhas também."