Entrevista Exclusiva com Rogério Ferraz, o criador de "Medalha Zero" 🚀🎸

É com grande satisfação que compartilhamos uma conversa incrível com um grande amigo e talentoso criador que tivemos o prazer de conhecer na Canal3 Expo 2024: Roger Ferraz! Autor da série @medalhazero / @zeromedal, animador 2D e fã de carteirinha de games, quadrinhos e rock 'n' roll. Ele está em plena criação de um jogo para seu personagem "Medalha Zero", que já conta com duas fases prontas!

Confira as perguntas que fizemos a ele e suas respostas inspiradoras:

1. Da Animação para o Jogo:

Roger, sua experiência como animador 2D é um dos pilares do seu trabalho. Como essa habilidade se traduziu na criação de "Medalha Zero" e qual a importância da animação para dar vida ao seu personagem?

🎤 Eu criei meus personagens quando eu tinha apenas 14 anos em 1994. Porém, tive muita dificuldade para desenvolver eles, tanto a história quanto os desenhos. E foi somente com essa experiência trabalhando com desenhos animados que eu cheguei numa versão que me agradou o suficiente pra lançar a primeira trilogia de histórias em quadrinhos. Videogame sempre foi uma grande paixão desde criança e com o avanço da tecnologia, criar um jogo começou a se tornar algo mais acessível para todos e com isso pude usar essa experiência na animação também para colocar qualidade nos sprites do meu game. A importância disso como mencionou na pergunta é enorme porque como já dizia um supervisor com quem trabalhei: movimentar o personagem, qualquer um movimenta. O difícil é dar vida e isso que é fazer animação de verdade.

2. O Rock 'n' Roll e os Quadrinhos:

Suas paixões por rock e quadrinhos são evidentes no seu trabalho. De que forma esses universos influenciaram a estética, a narrativa e a atmosfera do jogo "Medalha Zero"?

🤘 Criei o Garra, protagonista do Medalha Zero, nos anos 90 e com isso misturei um pouco de tudo que eu gostava. Gosto de deixar claro essas inspirações no projeto. Por isso a escolha do estilo briga de rua (beat them up) foi a mais óbvia pra trazer esse sentimento de nostalgia no game pra quem jogou os grandes clássicos e esse estilo ajuda também a focar numa jogabilidade simples pra trazer diversão casual e introduzir uma nova geração pra esse universo de personagens. As músicas, além de eu pesquisar o clima certo de cada fase, também escolhi ter muito rock 'n' roll porque marcou muito aquela época com os videoclipes na MTV me influenciando também a ser rockeiro.

3. Da Paixão ao Apoio:

Você conheceu a Dragon Store Brasil na Canal3 Expo e se tornou um grande apoiador, inclusive adquirindo um dos nossos jogos e dando feedbacks valiosos. Como é essa experiência de, ao mesmo tempo, ser um desenvolvedor e um fã que apoia outros projetos independentes? E qual a importância dessa troca de ideias para a sua jornada como criador?

🤝 Isso veio dos eventos de quadrinhos que participei antes de começar com o game e ainda participo. Começou naturalmente comprando uma HQ ou outra que me interessava já que estava na mesa do lado e acabou virando uma enorme coleção que guardo com carinho e continua aumentando. Nunca pensei nisso como uma maneira de fazer amigos mas acabou sendo e fico muito feliz de ver que esses colegas também compram meu material e curtem meu trabalho. Acaba um incentivando o outro a continuar.

4. O Encontro na Canal3 Expo:

Você é um criador independente com um projeto em andamento. Como o contato com a comunidade e com outros criadores em eventos como a Canal3 Expo impulsiona e inspira o seu trabalho?

✨ Com outros criadores realmente se aprende muito. Temos uma comunidade muito legal de indie devs onde as pessoas estão sempre compartilhando conhecimento. Acho importante quando estamos dispostos a aprender um com o outro. Todo mundo ganha, né? O desenvolvedor que ganha experiência e os jogadores que ganham mais qualidade nos jogos. Com toda a certeza, o meu game hoje está muito melhor do que antes graças ao feedback que recebo nos eventos, tanto dos colegas quanto do público. E acredito que poderei melhorar ainda mais.

5. A Visão para o Futuro:

O que os fãs podem esperar das próximas fases de "Medalha Zero"? Você pode nos dar uma pequena prévia dos desafios, cenários ou novos elementos que estão por vir?

🎮 Meu objetivo pra esse ano é ter uma demo completa. Ou seja, com chefão na fase 3 e dois players na tela coop. Cada um dos 5 "mundos" do jogo terá 3 fases, e sempre o chefão na terceira. Além disso, a segunda fase de cada mundo terá uma jogabilidade diferente como visto na fase "infinite runner" que já temos na demo atual. Então posso adiantar que teremos ainda fases de moto como a do Battletoads (Mas prometo que não será tão difícil), teremos uma fase de nave, uma fase descendo a correnteza de uma cachoeira e claro, a clássica fase de elevador. Inclusive, como é um projeto brasileiro, todos podem esperar que "briga de rua" seja nas ruas de São Paulo.

6. Uma Mensagem de Fã para Fã:

Para encerrar, qual mensagem você gostaria de deixar para outros desenvolvedores independentes e para a comunidade que, assim como você, são fãs de games, quadrinhos e rock?

🌟 Uma piada que eu vejo recorrente entre os indie devs é: lá vem mais um com a idéia genial de fazer um GTA no Brasil. Hahahaha. Então a mensagem que eu gostaria de deixar é a seguinte. Não tem problema nenhum você ter seu jogo predileto como inspiração (ou ambição, né?). Mas comece com algo mais simples pra não se frustrar e pra você conseguir chegar no final do projeto. E evite uma única inspiração, busque várias. Isso vale pra quadrinhos também e pra quem quer fazer música. Não tente fazer sua obra prima logo de cara. Mas faça algo. Produza. Experimente. Procure feedback da comunidade. E depois sim com experiência você vai poder fazer projetos maiores e cada vez com mais qualidade. Nunca desista dos seus sonhos. Adiar pra aproveitar outras oportunidades vale, desistir nunca.

 

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